Blog

publicado em 15 de julho de 2020

Alerta de fake news: Compartilhe o que é verdade

De acordo com um mapeamento feito pelo Instituto Reuters e pela renomada Universidade de Oxford, quase 70% das informações divulgadas sobre a Covid-19 e que circulam nas redes sociais partem de figuras públicas, como influenciadores digitais, políticos e celebridades. Desse total, 20% das informações são fake news.

O fenômeno de viralização de notícias falsas em profusão se dá na velocidade de um mundo hiper conectado, sobretudo agora, durante a pandemia, em que o aumento no consumo de dados e o home office ditam o “novo normal”. Estudo feito com oito mil consumidores do Brasil, China, França, Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Argentina aponta que consumidores de 18 anos ou mais usam pelo menos dois dos seguintes dispositivos: PC ou laptop (utilizados em casa ou trabalho), smartspeaker ou device ativado por voz, tablet ou smartphone pessoal conectados à internet.

Cabe a todos nós sermos criteriosos nas informações compartilhadas. Esteja conectado ao que é verdade. Por isso, se cerque de boas fontes de conteúdos.