Dinâmicas trouxeram informação e descontração em canteiros de obras em Cuiabá e Várzea Grande na manhã deste Dia Mundial da Água
Giz de cera e tinta guache dão o colorido que se contrasta ao cinza habitual do concreto de um canteiro de obras. Convite diferente para abordar um tema de relevância fundamental a todos. Neste Dia Mundial da Água, 22 de março, trabalhadores da construção civil em Cuiabá e Várzea Grande se engajaram numa ação lúdica para saber mais sobre os recursos hídricos e multiplicar conscientização.
O venezuelano Yoel Piamo, 48 anos, há 2 anos radicado em Mato Grosso, se diz um encantado com as águas da região, com destaque ao imponente Rio Cuiabá. E foi essa a inspiração, lápis e cartolina à mesa, para compartilhar sua mensagem à equipe de pedreiros: junto à singela gota, o desenho de uma plaquinha com o símbolo da sustentabilidade. Na arte do colega de trabalho Rodney Pedraça Mendes, 44 anos, natureza, cachoeira, casa e família, integrados em harmonia.
A proposta de “Arte na Obra” foi acompanhada de um quiz com perguntas e respostas sobre o uso consciente da água. As dinâmicas foram realizadas nos condomínios Chapada das Andorinhas e Chapada dos Pinheiros, residenciais da MRV em construção em Cuiabá e Várzea Grande, respectivamente.
“Somente cerca de 1% da água existente no mundo é potável. É um recurso finito, que todos nós podemos e devemos cuidar. Com atitudes simples do dia a dia, a gente consegue dar nossa contribuição. Cada gota conta”, destaca Andréia Maria Rolim, técnica em Segurança do Trabalho da MRV.
A cartilha de boas práticas de uso da água prega que calçadas não devem ser lavadas com mangueiras, para eliminar o desperdício. Que tal então usar a água ao final da lavagem das roupas para isso? Na hora da higiene pessoal, tomar banhos curtos e fechar a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça são atitudes que fazem a diferença. Outra medida assertiva é colocar uma garrafa pet cheia dentro do reservatório da caixa de descarga.
“Água é tudo na vida. É hidratação, alimentação, higienização. A gente tem que valorizar e cuidar”, expressa o pedreiro Jackson Batista dos Santos, 38 anos, em meio à plateia atenta às informações compartilhadas. “É gratificante pra nós notar essa receptividade. A partir de uma ação simples como essa de hoje, feita com carinho, vemos a semente da conscientização ambiental sendo cultivada no dia a dia de pessoas e famílias. E a gente acrescenta um lembrete importante: todo dia é dia de cuidar da água!”, ressalta a analista ambiental Janaina Lima.
Saiba mais sobre curiosidades do consumo da água no quiz:
1) Qual destes produtos têm maior consumo de água na produção?
- a) 1 xícara de café
- b) 100 gramas de açúcar refinado
- c) 100 gramas de chocolate
- d) 100 gramas de carne bovina
2) Quanto da água doce do planeta é usada para produzir alimentos?
- a) Menos de 20 %
- b) De 20 a 50%
- c) De 50 a 80%
- d) Mais de 80%
3) Qual é o consumo médio diário de água por pessoa no mundo?
- a) Cerca de 1000 litros
- b) Perto dos 100 litros
- c) Menos de 50 litros
- d) Dois litros, já que é o que devemos beber por dia
4) Quanto você economiza de água se fechar a torneira enquanto ensaboa a louça?
- a) 4 litros
- b) 40 litros
- c) 25 litros
- d) 70 litros
Respostas: c; c; c; d.
Sobre a MRV – Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considera a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.