Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 3 de junho de 2022

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO Canteiros de obras de Cuiabá e VG são referências em boas práticas ambientais

Da fase de projetos, passando pela edificação até a entrega, empreendimentos contam com iniciativas visando à conservação dos recursos naturais

 

Nos últimos anos, empresas, governos e a sociedade como um todo têm voltado o olhar às interferências humanas no meio ambiente, buscando identificar ações capazes de minimizar possíveis impactos. Na construção civil, setor de grande expressividade para a economia brasileira, muitas empresas já atuam priorizando ações sustentáveis, desde a aquisição do terreno até a venda das unidades. Visando a sustentabilidade em suas atividades, a MRV desenvolve em seus canteiros de obras, localizados em Cuiabá e Várzea Grande, atividades em prol da gestão eficiente dos resíduos e redução do consumo de água.

Como iniciativa de orientar a execução de ações sustentáveis nos canteiros de obras, a MRV aplica o selo Obra Verde – que valida o cumprimento de processos de gestão do canteiro e de construção de menor impacto ambiental – em seus empreendimentos em construção. O objetivo é, além do cumprimento da legislação ambiental federal, estadual e municipal, a padronização, incentivo e acompanhamento das ações desenvolvidas nos canteiros. “A sustentabilidade é um dos principais pilares na execução das nossas atividades. Além de garantir a segurança e qualidade de vida dos colaboradores nas obras, a MRV adota práticas sustentáveis ao longo da cadeia de produção de cada empreendimento,” afirma Fernanda Trevisol, gestora de obra da MRV em Mato Grosso.

Segregação dos resíduos – Todo material plástico, de papel, metal e madeira possui destino certo nos canteiros da construtora. Os produtos são separados e adquirido por duas cooperativas licenciadas, responsáveis por dar novo encaminhamento a esses resíduos. Além disso, a MRV também doa o resíduo do ferro de suas construções para as cooperativas.

Outra ação realizada nos canteiros é a implantação de pontos de coleta de pilha, bateria, lâmpada, EPI, que também receberão a correta destinação.

Reuso de recursos hídricos – Com o intuito de reduzir o consumo de água potável nas atividades no canteiro durante a execução das obras, a MRV faz reuso da água de chuva e do ar-condicionado para a limpeza de áreas comuns, ferramentas e equipamentos da obra. Nesse método, são instaladas calhas para a captação de água da chuva em locais estratégicos do canteiro. Já no aparelho de ar-condicionado é instalado um mecanismo de reserva e toda água captada é armazenada em tambores reutilizados.

Já nos vestiários masculinos, há a instalação de um conjunto de lavatório/mictório, onde a água utilizada na pia para a lavagem de mãos escorre pela encanação para ser utilizada no mictório. Dessa forma, há a redução no consumo de água potável no processo.

Educação ambiental – Todos os trabalhadores dos canteiros participam de palestras sobre os princípios da sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente, além de aprender a fazer a correta segregação dos resíduos, tanto para aplicarem no dia a dia do canteiro de obras como em suas residências. “Quando um empreendimento MRV chega em um bairro, todo cenário se modifica. Portanto, ter responsabilidade desde o início da obra é necessário para conseguir mudar vidas para melhor, seja cuidando do meio ambiente local, seja modificando a realidade da comunidade em que se está inserido”, afirma Trevisol.

Como incentivo a utilização de transporte menos poluente, a construtora tem instalado em todos os canteiros um bicicletário, para atender aos colaboradores que optarem por este meio de locomoção. Além disso, incentivando uma alimentação rica em nutrientes, uma horta é construída e fica à disposição de todos para colher e levar para casa.

ESG na construção civil – Como expressão de seu compromisso em colaborar com atitudes sustentáveis, a MRV, plataforma de soluções habitacionais, é signatária do Pacto Global da ONU desde 2016, com o propósito de mobilizar o setor empresarial internacional na aplicação da agenda ESG nos negócios.

“Nosso propósito é ajudar a construir sonhos que transformam o mundo. Com o crescimento e as mudanças que vêm acontecendo no cenário mundial, pensar além dos nossos empreendimentos é uma forma de contribuir com o futuro,” aponta a gestora. “É por isso que a MRV possui práticas sustentáveis em toda a cadeia de atuação no mercado, desde a aquisição dos terrenos até a entrega de soluções habitacionais inteligentes para nossos clientes,” ressalta.

Sobre MRV

Para a MRV, a Sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento de seu negócio. O tema está presente em todas as atividades da companhia com ações guiadas estrategicamente por meio da Visão MRV 2030, documento norteador que alinha as operações da companhia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A sustentabilidade está inserida em todas as etapas do desenvolvimento das moradias, desde a escolha do terreno para a construção dos empreendimentos, relacionamento com vizinhança de obras, técnicas inovadoras de construção, até a entrega das chaves para moradores que terão itens como energia solar ou dispositivos para economizar água para garantir economia de recursos naturais. Pelo quinto ano consecutivo integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é signatária da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Seu presidente, Eduardo Fischer, é um Líder Com ImPacto, que possui a missão de engajar demais lideranças a tornarem suas empresas mais sustentáveis. Saiba mais sobre a MRV, acesse www.mrv.com.br.

 

Confira também: Pedido de casamento marca entrega de chaves de condomínio em Cuiabá