Com energia e experiência, corretores seniores conquistam espaço e mostram que a maturidade é um diferencial no mercado
O mercado de trabalho brasileiro tem vivido uma transformação silenciosa, mas poderosa: cada vez mais pessoas com mais de 60 anos estão encontrando novas oportunidades para seguir ativas e realizadas. E o setor imobiliário desponta como um dos principais protagonistas dessa mudança. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, o Brasil já conta com 32,1 milhões de pessoas com 60 anos ou mais, o equivalente a 15,8% da população, um crescimento de 56% em relação à última década.
No mercado imobiliário, esse movimento é ainda mais expressivo: um levantamento do Grupo OLX, com base na PNAD Contínua do IBGE, mostra que 20% dos corretores de imóveis no país têm mais de 60 anos, quatro pontos percentuais acima de 2019. O dado reforça uma tendência: envelhecer, hoje, é sinônimo de experiência e vitalidade, não de pausa.
“Esses profissionais aproveitam sua rede de contatos, conhecimento local e experiência para continuar atuando de forma estratégica e eficiente no mercado. A profissão de corretor permite que mantenham uma vida ativa, com retorno financeiro consistente e a oportunidade de trabalhar com um propósito: contribuir com famílias que buscam realizar o sonho da casa própria”, afirma César Santos, gestor comercial da MRV em Mato Grosso.
Um exemplo inspirador dessa nova geração é Arlete Alves de Mendonça, de 63 anos. Mineira de nascimento e cuiabana de coração, ela chegou à capital mato-grossense em 1977 e se apaixonou pela corretagem. Com mais de quatro décadas de carreira, Arlete transmite entusiasmo ao falar da profissão que escolheu. “Sempre gostei do ramo imobiliário, acho que vender é um vício. Faço meus próprios horários e, se um cliente só pode ser atendido à noite, lá estou e, com um sorriso nos lábios”, conta.
Arlete viu o mercado se transformar, dos tempos de anúncios em jornal às negociações por aplicativos e redes sociais. Para ela, essa evolução é o que mantém a profissão viva e desafiadora. “A gente aprende o tempo todo. É um trabalho dinâmico, que exige empatia e adaptação”, resume.
Mercado aquecido – O maior número desses profissionais é reflexo da expansão do setor. Segundo o Conselho Regional de Corretores de Imóveis, o país encerrou 2024 com aproximadamente 580 mil agentes registrados, um aumento de 5% em relação ao ano anterior. O avanço é impulsionado por fatores econômicos, sociais e tecnológicos, incluindo programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida, a facilidade de acesso à profissão, a rentabilidade das comissões e o uso crescente de plataformas digitais e redes sociais, que ampliam as oportunidades de atuação.
“Além da experiência e do conhecimento, a profissão oferece flexibilidade e oportunidade de carreira sólida”, afirma Santos. O estudo da OLX mostrou que 92% dos corretores atuam somente como agente imobiliário, enquanto 8% se dividem em dois trabalhos. A pesquisa revelou ainda que mais da metade trabalha entre 40 e 44 horas semanais, com uma renda média de R$ 4 mil mensais.
Os agentes 60+ não só vêm crescendo, como já ocupam o segundo grupo etário mais representativo na categoria, atrás apenas da faixa de 35 a 44 anos, com 26% do total.
Para César, corretores mais maduros têm papel estratégico na aproximação com diferentes perfis de clientes e na orientação de famílias que buscam realizar o sonho da casa própria: “A companhia valoriza e incentiva a diversidade etária na profissão. A presença crescente de corretores mais velhos mostra que a corretagem é uma carreira que permite longevidade, valorização da experiência e constante atualização, incentivando que mais pessoas considerem a atividade como uma opção viável e promissora para toda a vida profissional”, conclui.
Sobre a MRV
Com mais de 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia www.mrv.com.br.