Águas Cuiabá, Conteúdos

publicado em 1 de dezembro de 2023

Quilombo e região recebem mais de 10 km de novas redes de esgoto

Obras do Sistema Lipa demandam R$ 20 milhões em investimentos e levam esgotamento sanitário à bairros da região central de Cuiabá

Com benefícios socioambientais a serem consolidados ainda este ano em bairros como Quilombo, Duque de Caxias, Santa Helena e Jardim Mariana, Cuiabá vive uma nova realidade no saneamento básico. As recentes obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa implantaram, em três meses, 10.376 metros de redes de redes coletoras de esgoto. Realizadas pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, as atividades executadas em cinco bairros da região central da capital mato-grossense serão finalizadas em dezembro e beneficiarão mais de 15 mil pessoas.

As equipes da concessionária trabalham de segunda-feira a sexta-feira, com alguns trechos executados no fim de semana e no período noturno, conforme planejamento elaborado para a região que é altamente adensada, com diversos prédios residenciais e comerciais. “Serão 23 quilômetros de novas tubulações instaladas em cerca de 50 ruas e avenidas. Seguimos com o ritmo de obras acelerado, respeitando as necessidades da população que mora e trabalha na região”, explica Alan Guedes, gerente de obras da Águas Cuiabá.

Além da implantação das redes coletoras, o gestor conta que outras ações integram o cronograma de expansão do saneamento na região. “Já finalizamos a construção de uma das três novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que são estruturas utilizadas para bombear o efluente de um ponto mais baixo para um mais elevado, possibilitando que todo o esgoto coletado chegue até a estação de tratamento.”

 

Próximas ações – Com 49% das atividades de instalação de redes concluídas, aproximadamente 12 km de redes de coletas serão instaladas em avenidas e ruas como Miguel Sutil, Getúlio Vargas e Estevão de Mendonça. Principais vias de acesso à região central de Cuiabá, a mobilização das equipes segue um cronograma coordenado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) com a sinalização, eventuais desvios do tráfego e delimitação de segurança em pontos de escavação.

Hora de conectar – Concluída a fase de implantação de tubulações coletoras, chegará o momento de a comunidade realizar a conexão das unidades comerciais e residenciais aos sistemas de esgotamento sanitário. O procedimento consiste em levar a ligação de dentro de casa até a caixa de inspeção disponibilizada pela Águas Cuiabá em frente à residência. “Essa etapa é fundamental ao processo. É ela quem garante que o esgoto coletado seja adequadamente tratado e devolvido purificado aos rios e mananciais. É a hora de fechar o ciclo de sustentabilidade”, pontua Julie Campbell, diretora operacional da concessionária.

Informações à comunidade – Em caso de dúvidas, a concessionária orienta sobre o procedimento nas lojas de atendimentos físicas localizadas no Centro, Coxipó e CPA 2 e por meio dos canais de atendimento: callcenter 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 99276 6008.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.