Setor da construção civil recebe informação sobre campanha que reforça a importância do diagnóstico precoce e da superação de preconceitos
A campanha Novembro Azul coloca a saúde masculina em foco, reforçando a importância do diagnóstico precoce e da superação de preconceitos. A MRV, do grupo MRV&CO, promoveu na última terça-feira (12) uma palestra voltada à conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação reuniu cerca de 30 colaboradores e foi conduzida pelo oncologista clínico Gabriel Zanardo.
“Quando o câncer de próstata é diagnosticado cedo, as chances de cura são próximas de 100%. É preciso trabalhar continuamente nesse sentido, pois ainda existe muito preconceito. A conscientização é crucial para superar isso, já que, se o preconceito persistir, o tratamento se torna mais desafiador que o próprio estigma em torno do exame de toque”, afirma Zanardo.
Entre olhares atentos, o médico explicou a importância da realização dos exames clínicos como o de toque retal e do Antígeno Prostático Específico (PSA), para a detecção precoce da doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) deve atingir mais de 71 mil novos casos neste ano. Fatores de riscos e sinais e sintomas do tumor também foram assuntos que ganharam evidência na palestra.
Com a rotina parecida com a de muitos homens, César Luiz, supervisor de vendas, destaca que a correria do dia a dia dificulta o acesso a retenção de informações sobre o assunto. “Foi muito importante para mim, porque eu realmente não tinha conhecimento. Com pouco tempo disponível, priorizamos o trabalho e esquecemos da saúde, então ter essa oportunidade dentro do ambiente de trabalho foi essencial”, comenta.
Já André Eugênio, gerente comercial em Cuiabá, vê a campanha como um incentivo para superar o receio em relação ao exame. “Ajuda a dissipar a resistência que muitos homens têm em fazer o exame, incentivando o cuidado com a própria saúde”, diz.
César Santos, gestor comercial da MRV em Mato Grosso, ressalta a importância de trazer assuntos como o Novembro Azul para dentro da empresa, principalmente em um setor que é composto, em sua maioria, por homens. “Muitas vezes o público masculino tem uma tendência a negligenciar a própria saúde. Essa ação ajuda a desmistificar certos preconceitos e traz luz a uma questão que está cada vez mais presente em nosso dia a dia”.
Sobre a MRV – Com 45 anos de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem o grupo MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. A companhia já entregou mais de 500 mil chaves. Hoje, mais de 1,6 milhão de pessoas vivem em um imóvel construído pela MRV. Acesse e conheça mais sobre a companhia. www.mrv.com.br.