Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 8 de setembro de 2022

Mercado imobiliário abre portas para a terceira idade

Histórias como a de Arlete de Mendonça inspiram jovens a começar e inovar; MRV está com mais 20 vagas abertas para formação de novos corretores autônomos

Seguindo a tendência de aumento na expectativa de vida e idade de aposentadoria (62 anos para mulheres e 65 anos homens), a presença de pessoas com mais de 60 anos no mercado de trabalho se tornará cada vez mais comum. De acordo com estudo de caso realizado pela EY Brasil e a plataforma Maturi, em 2040, cerca de 57% da população empregada será formada por assalariados com mais de 45 anos.

Apesar dessa previsão, atualmente, essa parcela da sociedade ainda encontra dificuldades para se inserir no mercado formal, esbarrando em fatores como os avanços tecnológicos, a falta de qualificação profissional e, principalmente, o etarismo, discriminação associada à idade avançada. Paralelamente, há empresas que enxergam na maturidade vantagens competitivas e oportunidade para o amadurecimento e trocas entre membros de times de profissionais de diferentes gerações e perfis.

Na MRV, a mudança do panorama já se consolida. Entre as corretoras que contribuem para o crescimento da empresa está a veterana Arlete Alves de Mendonça, de 60 anos. Mineira de nascimento, cuiabana de coração, a profissional veio para Cuiabá em 1977 e logo começou a trabalhar na área de corretagem de imóveis. Arlete não para. Imprime energia e entusiasmo nas palavras. Acompanhou o crescimento do mercado imobiliário em Cuiabá e as mudanças no fluxo da profissão ao longo dos anos.

Ela conta que no início da carreira, era necessário carregar papéis para todos os lados e que hoje tudo mais fácil. “Quando eu comecei na MRV, a gente pegava pasta de documento e colocava debaixo do braço pra levar até o correspondente. Hoje é tudo via digital, uma maravilha!”.

Para a corretora de imóveis, não ter uma rotina fixa é um dos fatores que mais lhe agrada na profissão. “Sempre gostei do ramo imobiliário, acho que vender é um vício. Faço meus horários e se um cliente só tem disponibilidade para o período da noite, eu venho lhe atender com o maior sorriso nos lábios”.

E para quem eventualmente possa achar que não há plano de carreira a ser trilhado na terceira idade, Arlete compartilha novidades: ela recebeu uma proposta de atuar em outro setor da empresa e não vê a hora de (re)começar. Apesar da insegurança com a tecnologia durante o treinamento, ela já se diz preparada para iniciar as vendas e dar o seu melhor. “Agora pensa: uma pessoa de 60 anos ser convidada para trabalhar com carteira assinada, onde o mercado já não absorve? Eu to envaidecida mesmo! Amo trabalhar aqui e tô na expectativa, para fazer bonito!”. Alguém duvida?

Oportunidades

A MRV, empresa do grupo MRV&CO, está em Mato Grosso desde 2009 e possui aproximadamente 100 corretores autônomos credenciados junto à empresa, em Cuiabá e Várzea Grande. Atualmente, a construtora está credenciando corretores autônomos para atuar na região, ao todo são 20 vagas e os interessados precisam ter o Ensino Médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, além de espírito empreendedor e comprometimento com o negócio. Candidatos podem enviar o currículo ao e-mail yasmin.vcosta@mrv.com.br.

A construtora disponibiliza aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores benefícios estrutura para o desenvolvimento das atividades, incluindo internet, telefone fixo, leads qualificados (potenciais clientes cadastrados), ferramentas para auxiliar a jornada de venda e o acompanhamento de um corretor coach. Ademais, a atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.

Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado, sendo esta, uma etapa muito importante.