Clipping & Releases, Conteúdos, MRV

publicado em 29 de julho de 2024

Jovens corretores aliam atrativos financeiros a propósito

Flexibilidade e rentabilidade do mercado atraem novos talentos à tradicional profissão; redes sociais favorecem prospecções de clientes

Renan Hitoshi Fujii, de 19 anos, sempre soube que queria trabalhar com vendas. Desde cedo, viu no mercado imobiliário a chance de crescer profissionalmente e manter a autonomia que prioriza. “A flexibilidade e a possibilidade de grandes conquistas me atraíram”. O jovem está entre os mais novos corretores de Mato Grosso, num contingente de mais de 17 mil especialistas na compra e venda de imóveis, credenciados junto ao CRECI-MT, conselho regional da profissão.

Dados da instituição apontam para o ingresso de quase 1.500 pessoas na área nos últimos 12 meses, mostra do mercado imobiliário aquecido, em alta com vários lançamentos e opções para quem quer conquistar o sonho do primeiro imóvel, mudar para um lar mais confortável ou investir. Conforme dados do Sindicato de Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT), somente no segundo trimestre de 2024 (abril-junho), foram 2.182 unidades habitacionais vendidas em Cuiabá, gerando R$ 1,142 bilhão em negócios contratados. O número de unidades é 9,15% maior que as vendas registradas no primeiro trimestre (1.999).

Flexibilidade e possibilidades reais de renda a curto prazo vêm atraindo outros jovens para a corretagem de imóveis na região. Samara Thamyres Oliveira Rodrigues, de 24 anos, encontrou inspiração junto ao esposo, já corretor, e já comemora a conquista do carro próprio com a renda de comissões de vendas.

“A flexibilidade e a possibilidade de realizar sonhos me conquistaram”. Em seu segundo dia de trabalho, a corretora autônoma fechou sua primeira venda, para o filho de um motorista de Uber que conheceu por acaso. “Foi emocionante ver a felicidade deles”, comentou Samara.

Samara Thamyres Oliveira Rodrigues, de 24 anos, encontrou na profissão a flexibilidade que precisava

Samara Thamyres Oliveira Rodrigues, de 24 anos, encontrou na profissão a flexibilidade que precisava

Renan e Samara apontam que, para além dos rendimentos financeiros, o propósito de impactar histórias de vida com a conquista da casa própria é um diferencial na carreira. Mas nem tudo é fácil. Renan ressalta que o mercado imobiliário exige preparo, resiliência e organização financeira, e lembra que a primeira venda como corretor foi um verdadeiro teste de persistência. O cliente, inicialmente desinteressado, acabou convencido pela determinação do vendedor na abordagem.

“Brinquei com ele dizendo que tinha certeza de que conseguiria encontrar a melhor possibilidade para ele. E consegui. É preciso saber lidar com as frustrações nas prospecções e entender que os resultados vêm com o tempo. O mercado imobiliário não é para pessoas imediatistas. É necessário resiliência e uma boa organização financeira para lidar com as sazonalidades do setor”.

Samara também destaca o desafio de criar conexões genuínas com os clientes, caminho para vendas sustentáveis. “O bom desafio é fazer com que o cliente se sinta parte da nossa família, acompanhando-o até a entrega das chaves”.

Programa de formação – Contribuindo para a formação de qualidade a esses profissionais, a MRV, empresa do grupo MRV&CO e maior construtora da América Latina, oferece o programa MRV Start, um treinamento de 90 dias para corretores que estão iniciando a carreira, acompanhado de um programa de gamificação, o MRV Mais. A iniciativa, pioneira, oferece benefícios e recompensas a profissionais autônomos, gerando oportunidades para aqueles que têm vivência na área comercial e buscam ingressar no setor imobiliário.

A descoberta de talentos surge nesse processo de formação. “É muito gratificante ver pessoas jovens se descobrindo na corretagem de imóveis. Isso traz frescor, novas percepções à profissão também. É uma troca, onde clientes, profissionais e construtoras saem ganhando, fortalecendo o ecossistema do mercado imobiliário e a geração de novas oportunidades de vida e carreira”, declara César dos Santos, gestor comercial da MRV em Mato Grosso.

Conectados – Os dias de trabalho de jovens corretores podem ser descritos como intensos e produtivos. Atividades de pesquisa e planejamento no escritório, ligações telefônicas, atendimento aos clientes e treinamentos estão na rotina. “Na MRV, onde atuo como corretor autônomo, é um ambiente de aprendizado constante”, destaca Renan Fujii.

Para disputar clientes e se manter atualizada, essa nova geração de profissionais da área, os chamados “corretores 4.0”, utilizam largamente as redes sociais, podcasts e consomem conteúdos de áreas como gestão e comunicação, base de repertório em conhecimento aplicado no funil de vendas. O olhar atento ao mercado também está na receita de sucesso. “A gente pesquisa, conhece outras empresas e busca entender o que nos diferencia”, confirma Samara Rodrigues.

Sobre a MRV: Com mais de quatro décadas de mercado, a MRV acumula um histórico robusto de inovações para proporcionar experiências diferenciadas para seus clientes, se posicionando na vanguarda da indústria nacional. Seu processo de transformação digital vem consolidando a companhia na chamada indústria 4.0. Com foco principal no cliente, todo o investimento em inovação tem como finalidade proporcionar uma experiência diferenciada para esse público que conta com uma base de mais de 500 mil famílias. A MRV é profunda conhecedora de seus consumidores, seus hábitos de consumo e saúde financeira destas milhares de pessoas. Com foco na evolução constante de seus processos, a MRV foi a primeira empresa de seu setor a desenvolver e colocar em funcionamento uma plataforma de vendas, que possibilita seus clientes realizarem todo o processo de compra de um imóvel digitalmente. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.