Academia ABRASS fomenta utilização de ferramentas e boas práticas para desenvolvimento de empresas do setor
De forma dinâmica e interativa, o encontro da terceira edição do programa de capacitação Academia ABRASS abordou temas estratégicos à perenidade de negócios no mundo todo: governança corporativa, planejamento e sucessão familiar. Palestrado pelo conselheiro de administração certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) Wanderson Rodrigues, o encontro online reuniu dirigentes e gestores de diversas indústria de sementes do país.
Em seu terceiro módulo, o projeto é realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (ABRASS) com a curadoria da MPrado Consultoria Empresarial e apoio da multinacional Bayer. Vivenciando a teoria na prática, os associados puderam contribuir com informações que auxiliaram em um diagnóstico inicial de como está o desenvolvimento das práticas de governança dentro da empresa que estão à frente. “Sabemos o quanto é difícil fazer uma empresa crescer e para conseguir fazer com que ela chegue na maturidade é preciso amadurecer seus processos. As sucessões executivas são muito mais simples quando os processos estão organizados e mapeados”, explica Wanderson Rodrigues.
Os desafios da empresa familiar também foi assunto abordado no módulo, por meio de um estudo de caso, e participantes puderam propor soluções para situações que podem ocorrer dentro de qualquer organização. Em outro aparte do módulo, a sucessão familiar foi destacada. Muito comum em empresas do segmento, o processo de preparo foi uma das abordagens apontadas como um desafio. “Um processo bem estruturado de identificação, pode auxiliar na preparação e o acompanhamento da sucessão. Necessário tanto na pessoa do sucessor quanto na do sucedido”, reforça o conselheiro.
Sobre o programa: A Academia ABRASS tem como objetivo capacitar dirigentes e gestores das empresas sementeiras brasileiras para a utilização de modernas ferramentas de gestão que promovam o desenvolvimento sustentável dos negócios. O conhecimento partilhado é organizado em quatro eixos temáticos: área comercial, humanas, finanças e gestão. Os encontros online se estenderão até o mês de setembro.