Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 7 de outubro de 2022

ETE Lipa é inaugurada

Reconhecida pelo Instituto Trata Brasil como a capital que mais investe em saneamento no país, Cuiabá acaba de ganhar uma importante estrutura de esgotamento sanitário. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lipa, referência em inovação tecnológica e sustentabilidade, foi inaugurada nesta quinta-feira (28) pelo prefeito Emanuel Pinheiro. O evento reuniu autoridades públicas, líderes comunitários e gestores da concessionária Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, e marcou a entrega oficial da obra ao município. A unidade já está operando e atende, no momento, a 70 mil pessoas em 35 bairros.

Projetada para tratar 260 litros de efluentes por segundo, a nova ETE faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário Ribeirão do Lipa, que conta atualmente com 108 quilômetros de redes coletoras e uma estação elevatória, utilizada para bombear o esgoto coletado até a estação de tratamento. A construção da estrutura mobilizou, ao longo de 12 meses, 90 trabalhadores. Projetada em sistema compacto, ela requer menos espaço para suas instalações, tem operação totalmente automatizada e baixa geração de odores. A ETE Lipa segue rigoroso método de purificação e dispõe de mecanismos de eficiência energética.

“Nos últimos dias, Cuiabá foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Cidade Resiliente. E não vamos parar por aí. Estamos caminhando para consolidá-la como cidade sustentável – e isso passa diretamente pela expansão dos serviços de esgotamento sanitário. Alcançamos a marca de 78% de cobertura de esgoto e vamos chegar, em 2024, a 91%”, declarou Emanuel Pinheiro, ressaltando que os investimentos recebidos reposicionaram o município no Ranking Nacional do Saneamento Básico. “Quem poderia imaginar, anos atrás, que nossa capital seria a que mais investe em água e esgoto? E é isso que o Trata Brasil 2022 oficializou: o primeiro lugar é nosso! Com muito trabalho, estamos mudando a história do saneamento cuiabano.”

A construção da nova estação e a instalação das tubulações de coleta são resultados do investimento de R$ 97 milhões. A ETE Lipa trata, hoje, 21 milhões de litros por dia e traz relevantes avanços operacionais. “Adotamos uma tecnologia que reduz a carga de resíduos orgânicos cinco vezes mais rápido se comparada ao modelo convencional”, observa William Figueiredo, diretor-geral da Águas Cuiabá. O gestor da concessionária de saneamento reforça a importância de a comunidade, agora, fazer a conexão às novas redes de esgoto. “Quando uma casa ou comércio é conectada à rede de coleta, o efluente percorre o caminho correto e todos ganham. A qualidade e disponibilidade de água para consumo humano aumentam e os indicadores de saúde melhoram. Priorizar o saneamento básico é uma escolha que impacta positivamente o presente e o futuro de uma cidade”.

Conectando – O procedimento de conexão permite que cada ligação consumidora de água tenha, efetivamente, a respectiva coleta e tratamento do esgoto. Algo simples, rápido, exigindo apenas um pedreiro de confiança que, em caso de dúvidas, poderá entrar em contato com a Águas Cuiabá (telefone 0800 646 6115) para receber orientações. Os materiais necessários são: um cano PVC 100 mm com 6 metros de comprimento, luva de PVC 100 mm, cola para PVC, serra tipo Segueta, lixa nº 100, areia e cimento.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br