Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 14 de fevereiro de 2022

Esgoto percorre três etapas até a purificação

Da coleta ao tratamento, os chamados efluentes domésticos passam por um longo processo até poderem ser devolvidos adequadamente à natureza

 

Você sabe o que acontece com o esgoto depois que ele sai da sua casa? Essa pergunta não costuma ser muito frequente, afinal, após a torneira ser fechada e a descarga acionada, tudo parece estar resolvido. Mas o que muita gente não sabe é que essas ações são só o início de um grande e importante processo.

O saneamento básico compreende vários serviços, dentre os quais o esgotamento sanitário doméstico, trabalho que a Águas Cuiabá, do Grupo Iguá, realiza na capital mato-grossense. Essencial à qualidade de vida e saúde da população, ele é sinônimo de preservação ambiental e compreende etapas que vão da porta de casa até à destinação final.

O esgoto doméstico é composto de dejetos (urinas e fezes), água do chuveiro, da pia da cozinha e da lavanderia. Após o descarte, esse material é coletado e transportado por meio de tubulações até uma estação elevatória, onde é bombeado rumo à uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Quando o relevo permite, o trajeto pode ser feito por gravidade.

“A destinação correta desse tipo de resíduo é fundamental não só para a saúde pública, diminuindo a incidência de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, mas também à preservação do meio ambiente e à valorização imobiliária. Uma cidade que possui coleta e tratamento de esgoto, geralmente, é a que apresenta melhores condições de vida para sua população”, afirma Kenon Oliveira, gerente de tratamento da Águas Cuiabá.

Ao chegar na estação de tratamento, o esgoto passa por três etapas até ser tratado. O objetivo é fazer a descontaminação, reduzindo a carga orgânica e bacteriana do efluente para que ele, então, possa ser devolvido à natureza. “A primeira etapa do tratamento é denominada preliminar, quando os chamados sólidos ‘grosseiros’ são retirados, como papel higiênico, fraldas, areia, fios de cabelos, entre outros elementos descartados indevidamente pelo vaso sanitário e ralos.”

O tratamento secundário é a próxima etapa do processo, na qual a matéria orgânica é removida do efluente por meio de reações químicas e biológicas com participação ativa de diversos tipos de microrganismos. Nesta fase, há possibilidade de utilização de alguns métodos diferentes. Um exemplo é o tanque de aeração seguido de decantador, onde é injetado oxigênio para auxiliar na decomposição e, em seguida, o material é decantado para a separação do efluente tratado do lodo.

Outra opção são as lagoas de estabilização, constituídas de forma simples, onde o esgoto entra em uma extremidade, a matéria orgânica é retida e a água sai no lado oposto. Há, ainda, os reatores anaeróbios, utilizados em processos primários para estabilizar a matéria orgânica inicial.

Na terceira e última etapa é realizado o tratamento final, por meio de desinfecção por produto químico (hipoclorito de sódio) ou raios UV. “Ao término desta fase, seguindo padrões e parâmetros necessários, levando em consideração a eficiência na decomposição, o efluente é transportado por tubulações para sua destinação final, onde é devolvido, purificado, aos córregos ou rios”, explica.

Atualmente, Cuiabá conta com 14 ETEs em operação: Dom Aquino, Tijucal, Ribeirão do Lipa, Lagoa Encantada, Atalaia, Vila Real, Florais, Ilza Picolli, Morada do Ouro, São Carlos, Itália, Nova Canaã, Ribeirão Baú e Esperança. Só no ano de 2021, a Águas Cuiabá tratou 32,951 bilhões de litros de esgoto na capital, evitando que mais de 14 mil toneladas de carga poluidora fossem descartadas incorretamente.

CONEXÃO À REDE – À medida que a Águas Cuiabá finaliza as obras de implantação de coletoras de esgoto, é essencial que os moradores se conectem à rede pública. A ligação e as adaptações internas da residência são de responsabilidade dos clientes. A concessionária disponibiliza orientações de como fazer a conexão por meio da cartilha e do vídeo disponível no Youtube.

A concessionária disponibiliza também seus canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas sobre o processo: Callcenter 0800 646 6115 e o WhatsApp (65) 99276 6008 .

VOCÊ SABIA? – Além da coleta e do tratamento do esgoto, o saneamento básico perpassa por outros serviços públicos: tratamento e distribuição de água potável, drenagem urbana das águas pluviais, coleta e destinação correta dos resíduos sólidos. Na capital mato-grossense, a concessionária Águas Cuiabá é responsável por dois deles: abastecimento de água e esgotamento sanitário.

NEM TUDO CABE NO ESGOTO –  Saiba  mais sobre o que pode ser descartado na rede coletora de esgoto na cartilha do saneamento.

Publicação: 14/02/2022 (Águas Cuiabá)