Corretor de MT se destaca nacionalmente pelo perfil irreverente no Instagram; vendas físicas e estratégia digital andarão cada vez mais juntas, observam especialistas
De corretor a influencer do mercado imobiliário, Alvaro Rondon uniu a habilidade em vendas à performance descontraída em frente às câmeras das redes sociais como estratégia para um bem-sucedido funil de vendas. O perfil no Instagram, plataforma que tem potencializado a exposição de milhões de profissionais autônomos, ganhou novas funcionalidades e é visto como uma ferramenta importante para quem atua no universo da compra e venda de imóveis.
“Eu não vejo a rede social apenas como entretenimento. Ali está minha empresa acontecendo, e entre as minhas funções dentro dela, está gerar conteúdo para o público com o qual eu aprendi a me comunicar”, destaca Alvaro Rondon. Ele observa que esse contato constante com a audiência, seja de clientes já efetivados ou de potenciais clientes – alguns deles, que ainda nem pensavam na compra de um apartamento ou casa em curto prazo –, faz com que a carteira de prospecções se mantenha permanentemente aquecida.
Com pouco mais de 9,4 mil seguidores, Alvaro conta que viu sua carreira ganhar notoriedade em Cuiabá, área de atuação, justamente após entender as necessidades do público. As percepções fomentam um feed com muitos conteúdos autorais, alimentado praticamente diariamente. Entre posts, reels e stories, Alvaro apresenta os imóveis à venda de maneira leve e criativa, utilizando a técnica de storytelling e as chamadas trends – assuntos, memes e filtros em alta nas redes sociais.
Para “fisgar” a atenção dos usuários das redes, tudo é válido como fonte de inspiração, incluindo as dancinhas do TikTok. E assim surgem postagens baseadas em histórias comuns a diversas famílias que estão em busca de um lar: o marido que quer sair da casa da sogra, os filhos que querem começar a vida fora da casa dos pais, as dificuldades de quem vive no aluguel. O dia a dia do corretor de imóveis também é apresentado de forma bem-humorada. O movimento no perfil confirma o engajamento em likes, compartilhamentos e muitos comentários.
“Hoje eu tenho ciência que me destaquei nas redes sociais depois que entendi três fatores importantes na decisão de compra do cliente: o produto, as condições e a experiência. Quando alguém pensa em comprar um imóvel, ele não quer só comprar por comprar – há uma razão maior para dar esse passo na vida pessoal. E é por isso que não posso focar somente em postar imóveis no meu perfil”.
Dados da Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci-Creci) sinalizam que existem mais de 14 mil corretores em Mato Grosso. No Brasil, são 844 mil profissionais inscritos.
Autoridade nas redes – Com o sucesso em Mato Grosso, Alvaro Rondon foi um dos cinco corretores da MRV no Brasil convidados a participar do Podcast “Virando A Chave”, idealizado pelo Grupo MRV&CO, maior formador de corretores de imóveis no país. O podcast aborda os diversos desafios da profissão e diferenciais necessários para se destacar na área e será disponibilizado em todas as plataformas de áudio, como Spotify, Deezer e Google, além da exibição, por meio de vídeo, no canal do Youtube da MRV.
Alvaro está na estreia do projeto, sob a mediação do host Thiago Ely, diretor executivo comercial da MRV, e divide a bancada com Guilherme Blumer, publicitário especialista em estratégia e marketing imobiliário. A primeira temporada também receberá Daniele Akamine (advogada especialista em economia da construção e financiamento imobiliário), Felipi Adauto (diretor executivo da DF Casa Imóveis e co-autor do livro “A chave da venda de Imóveis”), Cléa Kouri (consultora de gestão e carreiras 60+ para empresas), Fabiana Bruno (CEO da SUBA, agência de conteúdo) e os corretores Jhony Dias (RJ), Ana Flávia Moreira (GO), Sinésio Ribeiro (MG) e Victória Munhóz (RS).
Guilherme Blumer e Alvaro Rondon durante as gravações do Podcast Virando a Chave
Capacitação, benefícios e ESG para corretores – Atualmente, a MRV possui cerca de 3 mil corretores ativos. No total, mais de 70 mil profissionais já passaram pela empresa. Além da estratégia de comunicação, a companhia conta com o programa MRV Start, um treinamento de 90 dias para corretores que estão iniciando a carreira, acompanhado de um programa de gamificação, o MRV Mais, iniciativa pioneira que oferece benefícios e recompensas a profissionais autônomos, além de gerar oportunidades para aqueles que têm vivência na área comercial e buscam ingressar no setor imobiliário.
“O mercado está passando por um ‘boom’ da creator economy e por isso é fundamental que as vendas físicas e a estratégia digital andem juntas. Nosso objetivo é preparar e ressignificar a profissão de corretor para estarem alinhados à nova realidade advinda da tecnologia”, declara Thiago Ely, diretor executivo comercial da MRV.