Mais de 10 mil trabalham na área em MT; atuação flexível e valor de comissão são grandes atrativos da profissão
Neste 27 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Corretor de Imóveis, profissão que tem crescido e se valorizado a cada dia. De acordo com dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), entre 2020 e 2021, a base de profissionais distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, expansão de 10,5%. O crescimento se deve ao aquecimento do setor imobiliário, que conseguiu surfar positivamente nas quedas de juros durante a pandemia. Em 2021, mesmo com o cenário atual, o mercado imobiliário cresceu cerca de 26% em relação ao ano anterior.
De acordo com pesquisa realizada pelo Cofeci, essa expansão da profissão trouxe uma consequente diversidade entre os profissionais de corretores de imóveis no país. Novas mudanças marcam o setor, como o crescimento da participação feminina – o número de mulheres na profissão aumentou em 144% nos últimos dez anos –, o aumento da escolaridade entre os corretores, a tendência de novas tecnologias na profissão, o aumento da média salarial dentre outros aspectos.
Dados disponibilizados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI-MT) demonstram que no Estado a atratividade da profissão de corretor de imóveis também se confirma: há mais de 14 mil profissionais credenciados junto à entidade. Do total, 10.360 estão em atividade.
A MRV, do grupo MRV&CO, é uma das que empresas que impacta positivamente nesse mercado. No país, são aproximadamente 3 mil corretores autônomos credenciados junto à empresa. Em Cuiabá e Várzea Grande, municípios que concentram a maior parte dos empreendimentos MRV em Mato Grosso, o número de profissionais credenciados ultrapassa os 100 e ainda há mais 20 vagas abertas para formação de profissionais autônomos, com o suporte direto da construtora.
Mudança de vida – Corretora de imóveis há 3 anos, Ana Claudia de Oliveira, 35, trocou os 13 anos no setor automobilístico por um motivo singular e especial: João Pedro, seu filho de 6 anos. “Depois da maternidade, tudo mudou em minha vida. Eu queria e precisava trabalhar, mas decidi que tinha que ser com algo que me proporcionasse uma qualidade de vida melhor, para que eu pudesse também ter mais tempo com o meu filho. Foi quando me falaram sobre a MRV e me identifiquei bastante com o setor e com a empresa”.
Colecionando histórias de clientes a cada contrato assinado, a corretora conta que encara a profissão com uma grande responsabilidade. “Eu não me imagino fazendo outra coisa. Trabalhar com os sonhos de tantas pessoas me faz feliz. Você ajudar uma família a sair do aluguel, ver a satisfação de um pai de família que luta há muito tempo por um lar e conseguindo essa conquista, é algo muito gratificante”.
Após a guinada na vida profissional, Ana Claudia segue com planos para o futuro e todos eles incluem o filho e a empresa para a qual se dedica. “Eu quero que meu filho cresça com a referência de que é por meio da venda dos imóveis da MRV que a gente vive. E isso eu fiz questão de começar por nós, mesmo, que também moramos em um apartamento MRV. Sei que tenho muito a aprender e a minha máxima tem sido essa: trabalhar e continuar aprendendo dia após dia”.
O caminho da formação – Na MRV, o credenciamento para a formação em corretor autônomo é ofertado a pessoas que desejam atuar em Cuiabá e Várzea Grande e contempla profissionais que tenham Ensino Médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis. “É fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio”, destaca a companhia.
Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel. Para atuação na área, é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem no mercado. Interessados podem enviar o currículo ao e-mail yasmin.vcosta@mrv.com.br.
A construtora oferece ainda aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados (potenciais clientes cadastrados), ferramentas para auxiliar a jornada de venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.
Outra vantagem, aponta a empresa, é a participação no “MRV Mais”, iniciativa que concede aos corretores autônomos cadastrados no programa ganhos extras, calculados com base no total das vendas realizadas, descontos em mais de 30 mil estabelecimentos comerciais, reembolso da anuidade do CRECI, Gympass, dentre outros benefícios.
Sobre MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. Atuando em mais de 165 cidades de 22 Estados e no Distrito Federal é considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.