Rotina rigorosa de cuidados deve fazer parte da cultura dos serviços de saúde, orienta Shirley Lima, gestora de qualidade da Oncomed-MT
Um assunto que pode parecer distante, mas na verdade está perto de todos, a segurança do paciente passou a ter, a partir de 2019, um dia mundial dedicado à conscientização e debates estratégicos. A data, 17 de setembro, foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, este ano, aborda o tema “Medicação sem Danos”. O objetivo da campanha é levar informações e compartilhar conhecimento sobre práticas seguras no uso de medicamentos, incentivando a prevenção contra erros.
Enfermeira com mestrado em gestão hospitalar e profissional responsável pela área de qualidade da Oncomed-MT, Shirley Lima defende que o caminho em prol da segurança do paciente deve ser estabelecido por meio do desenvolvimento de ações padronizadas e do envolvimento de toda a equipe multidisciplinar em sua aplicação, rotineiramente. “O paciente busca serviços de saúde que tenham agilidade, qualidade e resolutividade. Cabe aos serviços não só oferecer esses atributos, como também desenvolver suas atividades com segurança, prevenindo ou amenizando danos durante todos os procedimentos assistenciais prestados.”
Ao explicar como a cultura da segurança deve ocorrer, Shirley conta como é a experiência na clínica oncológica em que atua. “Aqui na Oncomed as boas práticas vão desde o preenchimento do cadastro, durante a identificação do paciente, até a assistência direta ao longo do tratamento.” Neste sentido, a enfermeira ressalta que a segurança envolve ações como a identificação correta do paciente, comunicação efetiva, a segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, práticas de higiene das mãos, prevenção às lesões na pele e quedas.
Campanha da OMS – Considerando que erros na prescrição ou administração de medicamentos podem causar diversos danos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu que o Dia Mundial da Segurança do Paciente em 2022 trabalharia, globalmente, o incentivo à adoção de práticas corretas. “Os danos gerados aos pacientes podem ser temporários ou permanentes, afetando não somente a questão física, interferindo no processo de tratamento, mas também os aspectos psicológicos, impactando a qualidade de vida”, pontua.
Quimioterapia – Especializada no tratamento multidisciplinar do câncer a Oncomed-MT, situada na capital mato-grossense, dedica especial atenção à gestão da quimioterapia. “Cerca de 50% dos tratamentos oncológicos envolvem, em algum momento, o uso de quimioterápicos. É fundamental que os serviços de saúde especializados disponham de estrutura, tecnologia e profissionais que garantam um procedimento seguro, que registre o mínimo possível de efeitos colaterais e dê condições do paciente prosseguir com o tratamento conforme planejado. É isso que fazemos aqui, buscando melhorarias continuamente”, declara a oncologista clínica e diretora administrativa da Oncomed-MT, Cristina Guimarães Inocêncio. “Nosso objetivo é entregar o mais alto nível de qualidade todos os dias. Por isso, garantir segurança ao paciente que luta contra o câncer é um de nossos pilares”, conclui.
Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.