Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 24 de maio de 2022

Calcário: sinônimo de produtividade

No Dia Nacional do Calcário Agrícola, importância do recurso mineral frente a contextos sociais, econômicos e ambientais é reafirmada

 

Um dos principais insumos utilizados nos solos brasileiros, o calcário é recomendado para a correção da acidez do solo e, consequentemente, está na receita de quem foca no aumento da produtividade nas lavouras e pastagens. O composto mineral hoje ganha ainda mais relevância frente a contextos sociais, econômicos e ambientais. Neste dia 24 de maio, data escolhida para acolher o Dia Nacional do Calcário Agrícola, destaque para aquele que tem participação efetiva nos números que fazem de Mato Grosso referência na pecuária e um dos maiores produtores de grãos do mundo.

O calcário é um produto oriundo de uma rocha sedimentar composta principalmente por carbonato de cálcio. Muito utilizado nas indústrias do cimento, de tintas, química e metalúrgica, na agricultura ganha destaque na correção da acidez dos solos, sobretudo no Cerrado. A técnica da calagem, como é conhecida a etapa do preparo do solo na qual se aplica calcário, apresenta inúmeros benefícios para o produtor rural, compreendendo desde a maior produtividade no campo até o manejo ambiental sustentável no uso do solo para atividades econômicas.

Na atualidade, com a escalada do custo dos fertilizantes, a calagem se reafirma como uma das principais técnicas agronômicas aliadas do produtor rural. A aplicação de calcário realizada de maneira adequada melhora a eficiência do uso dos fertilizantes, permitindo maior circulação de água e melhor desenvolvimento das raízes da planta, maior absorção de nutrientes e também auxilia na redução da quantidade do adubo utilizado, impedindo assim, o aumento do custo de produção.

Adentrando no contexto social, o preço da produção impacta diretamente no valor do produto final. Se o produtor consegue manter o custo da produção baixa, isso se refletirá no valor do alimento que chega ao consumidor. Vale ressaltar que a calagem é uma técnica que apresenta um custo baixo em relação a produção total. Já na esfera ambiental, a aplicação do calcário também evita o desmatamento, fazendo com que os solos sejam reaproveitados. A prática da calagem beneficia tanto a plantação quanto a pastagem, evitando a abertura de novas áreas de terra e a queima da vegetação.

O calcário é um recurso abundante no país e Mato Grosso figura entre os maiores produtores.“Temos muito orgulho em contribuir diretamente com os números que colocam Mato Grosso em evidência nos diversos setores do agronegócio. Do campo à mesa das famílias, o calcário é um grande aliado do produtor rural e tem um papel significativo quando o assunto é garantir alimento de qualidade para pessoas no mundo inteiro”, destaca Ricardo Dietrich, presidente do Sindicado das Indústrias de Extração de Calcário de Mato Grosso (Sinecal-MT).