Áster Máquinas, Clipping & Releases, Conteúdos

publicado em 1 de outubro de 2024

Áster Máquinas intensifica ações sustentáveis com projeto Raízes do Bem

2 mil mudas de árvores serão plantadas em Diamantino e Campos de Júlio, promovendo reflorestamento e conscientização ambiental nas comunidades locais

 

Comprometida com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, a Áster Máquinas, concessionária John Deere, dá continuidade ao projeto Raízes do Bem, lançado em 2023. A iniciativa busca promover a arborização em áreas estratégicas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio da doação e plantio de mudas, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas e incentivando a conscientização ambiental nas comunidades locais.

O projeto teve origem em uma prática que já era realizada pela empresa, na qual, durante as entregas técnicas de suas máquinas agrícolas, a empresa presenteava os clientes com mudas de árvores. Com o passar do tempo, a equipe percebeu a necessidade de formalizar e ampliar essa ação, criando uma estrutura que assegurasse o impacto positivo do plantio. “Nosso objetivo sempre foi ir além de apenas entregar as mudas. Queríamos garantir que elas fossem plantadas de forma adequada e que realmente contribuíssem com o meio ambiente”, explica Luiz Piccinin, presidente da Áster Máquinas.

Em 2024, o foco do projeto está em duas regiões de grande importância para a atuação da empresa, entre os meses de setembro e outubro: Diamantino e Campos de Júlio. A meta é plantar 2 mil mudas, sendo mil em cada localidade, reforçando o compromisso da Áster com a sustentabilidade. O plantio será realizado em parceria com as prefeituras locais, que forneceram áreas específicas para o reflorestamento, incluindo escolas e espaços públicos.

Marcelo Martins, gerente administrativo da filial de Sapezal, e responsável pela iniciativa em Campos de Júlio destaca a relevância do projeto para a comunidade. “Quando envolvemos uma empresa privada e sociedade com os mesmos objetivos, de deixar uma herança para as próximas gerações, conseguimos impactar toda a sociedade para que haja, não somente a preservação, mas sim, a formação de novos guardiões do futuro”.

Em Diamantino, o plantio será distribuído entre áreas escolares e terrenos cedidos pela prefeitura. A ideia é envolver diretamente a comunidade, em especial os jovens. Sonia Zardo, gerente administrativo da filial de Diamantino, ressalta a importância dessa participação: “As crianças terão a oportunidade de participar ativamente do plantio e, ao mesmo tempo, aprender sobre a importância de preservar o meio ambiente. É um legado que vai muito além das árvores, é uma lição de vida.”

O Raízes do Bem é parte integrante do programa Guardiões do Futuro, um guarda-chuva de ações sustentáveis promovido pela Áster Máquinas. Além do plantio de mudas, o programa contempla outras iniciativas voltadas à preservação ambiental, como a conscientização sobre o cerrado e o incentivo a práticas ecológicas.