Produção e custo – Atualmente, o imunizante está na fase 3 dos estudos clínicos com testes em voluntários no Reino Unido. As fases 1 e 2 focaram na avaliação da segurança e eficácia. Caso os resultados da fase 3 sejam positivos, à exemplo das etapas anteriores, o imunizante avançará para a análise das agências reguladoras. Uma vez aprovado, entrará na fase 4 de ensaios, que visa monitorar os efeitos colaterais a longo prazo nos pacientes vacinados.
“A estimativa é que em até dois anos estejam disponibilizados os resultados dos testes nos voluntários. Se a vacina for aprovada pelos órgãos responsáveis, a atenção será voltada ao custo de produção. A partir daí, a discussão deverá se concentrar nos aspectos referentes à estrutura laboratorial necessária à sua fabricação e o acesso dos pacientes ao imunizante.”
Sobre a Oncomed-MT – Situada em Cuiabá (MT), a clínica especializada no tratamento multidisciplinar do câncer iniciou suas atividades em 1996. Hoje conta com sede ampla, de fácil acesso e fortemente estruturada, dispondo de consultórios, ala de quimioterapia com farmácia unidade de radioterapia. O corpo clínico é formado por oncologistas clínicos, cirurgiões oncológicos, radio-oncologistas, hematologistas, mastologistas, urologistas e profissionais especializados em cuidados paliativos. Saiba mais em www.oncomedmt.com.br.
|