A campanha Dezembro Laranja está chegando com um alerta essencial à saúde: atenção total ao câncer de pele, que pode até matar. Somente em Mato Grosso, mais de 2.300 novos casos da doença devem ser registrados no período de 2023 a 2025, conforme estimativa do Instituto Nacional de Câncer, o INCA. Compartilhando conscientização e prevenção, MRV e Sociedade Brasileira de Dermatologia promovem palestras em canteiros de obras de Cuiabá.
Em pauta, o autocuidado e o reforço à importância do EPI Protetor Solar como rotina dos trabalhadores da construção civil. Palestras com dermatologista e materiais em alusão ao Dezembro Laranja, incluindo uma edição especial de história em quadrinhos da Turma da Mônica, estão sendo oferecidos a cerca de 250 profissionais que atuam na construção de condomínios residenciais.
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O público-alvo da ação, que lida com o calorão cuiabano, tem no protetor solar – que deve ser, no mínimo, FPS 30 – o principal aliado para se proteger. O produto está disponível diariamente nos canteiros de obras da MRV, prática adotada pelo grupo há mais de 10 anos.
“Para nós, que trabalhamos no sol de Cuiabá, sempre muito quente, é muito importante termos esse tipo de conhecimento no trabalho, com acesso a informação e a proteção contra o sol. O conhecimento que aprendemos aqui, nós vamos levar para casa. Para quem tem neto, como eu, pode ter certeza que vai passar adiante”, afirma Valdemir Anselmo dos Santos, 48 anos, 20 deles dedicados à construção civil e 6 na MRV.
Atenção aos sinais – Nem toda pinta é sinal de câncer de pele, mas é preciso estar atento a elas. Cinco letrinhas são úteis nessa tarefa de autocuidado: ABCDE. A de assimetria (pintas, manchas ou feridas com formas assimétricas); B de borda (bordas irregulares); C de cor (duas ou mais cores); D de diâmetro (maior que 5 milímetros); E de evolução (mudança de tamanho, forma e cor ao longo do tempo).
Lesões “estufadas” e brilhantes, que sangram facilmente, podendo ser castanhas, rosadas ou multicoloridas, necessitam de avaliação médica o mais rapidamente possível. Pintas pretas ou castanhas/marrons em formato irregular ou que crescem de tamanho também podem ser sintomas da doença. E mais: feridas que não cicatrizam, mesmo as mais pequeninas, principalmente se vierem acompanhadas de coceira, crostas e sangramentos.
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Vanessa Casteli, médica dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, lembra que a pele é o maior e mais exposto órgão humano, exigindo cuidados especiais e constantes, independentemente da profissão, sexo ou idade. “No Dezembro Laranja, enquanto laço temático, ressaltamos a importância da prevenção ao câncer de pele, especialmente para aqueles que desempenham suas funções expostos aos raios solares. Mas o compromisso com a saúde do maior órgão do corpo deve ser levado a sério o ano todo, por todos. O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas e a consulta com o dermatologista deve estar em dia”.
A agenda de cuidados tem no ambiente de trabalho amparo e estímulo. Engenheiro de Segurança do Trabalho, Luiz Henrique Souto é treinado para o olhar atento à proteção solar, entre outros quesitos de cuidado com a saúde de quem está na lida da construção civil. No início das manhãs, nos chamados DDS (Diálogo Diário de Segurança), o uso de filtro solar é lembrado. Durante a fase de obras, o produto fica disponível no refeitório e em outros pontos do canteiro de obras, facilitando o acesso e a reaplicação.
“Esse cuidado se soma à hidratação e a outros fatores de proteção ao trabalhador, que zelamos na empresa. A prevenção do câncer de pele é fundamental numa atividade como a nossa. Além do protetor solar, todos os colaboradores são orientados sobre os cuidados a serem tomados quando expostos ao sol”, pontua o engenheiro da MRV.
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Sociedade Brasileira de Dermatologia e o apoio da MRV ao Dia D
Para além dos canteiros de obras, a MRV leva informação sobre o Dezembro Laranja, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para atendimentos presenciais e gratuitos em diversas unidades de saúde em todo o país. Este ano, o evento será realizado neste sábado, dia 2 de dezembro. Em Cuiabá, a ação será no Hospital Universitário Júlio Müller.
Desde 1999, a iniciativa já beneficiou mais de 600 mil pessoas. Em 2023, a expectativa é atender 26 mil pessoas em 110 postos credenciados em todo o país. O coordenador da Campanha Dezembro Laranja, Dr. Carlos Barcaui, lembra que os homens, principalmente em situações não recreativas, têm mais dificuldade em usar o protetor solar. “Queremos com a campanha reforçar as medidas para todos os momentos de exposição ao sol, não apenas na hora do lazer”.
Sobre MRV
Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.
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