No mês dedicado à prevenção do suicídio, MRV endossa campanha nacional com diálogo nas obras e programa de atendimento psicológico aos trabalhadores
“Se conhecer é transformador”. Essa é a máxima que conduz palestras sobre saúde mental junto a trabalhadores da construção civil na capital mato-grossense neste Setembro Amarelo, mês de conscientização. Endossando a campanha nacional, encontros promovidos pela MRV, empresa do grupo MRV&CO, abordam conceitos de emoção e sentimento, como identificar sinais ligados ao adoecimento psicológico, além de desmistificar mitos sobre doenças psíquicas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de ocorrência de 14 mil casos de suicídio por ano no Brasil, uma média de trinta e oito pessoas que atentam contra a própria vida por dia. Realidade que a rejuntadora da MRV, Rihanna Elídia conhece de perto: a família já sofreu com dois casos. “A morte de um ente querido foi a causa do desencadeamento da depressão. Um deles nunca tinha demonstrado nada, era uma pessoa feliz, estava sempre brincando. Nos pegou de surpresa”, conta.
O relato da trabalhadora é endossado pelas psicólogas Lohanda de Oliveira e Laura de Fraga. “Os suicídios e tentativas de suicídios têm efeito dominó, e afetam não só o indivíduo, mas toda a família. É muito importante estarmos atentos às pessoas próximas: muitas vezes os sinais não são claros”, ressalta Laura. As especialistas lembram ainda da importância de buscar ajuda profissional. “A gente percebe nos consultórios uma resistência na busca por tratamento, principalmente dos homens. Eles são ensinados desde pequenos a não demonstrar fragilidades, algo que precisa ser reconstruído”, alerta Lohanda.
Acolhimento – Oportunizando atendimento psicológico, a MRV conta com a iniciativa Sua Mente, do programa Ser Sangue Verde, que disponibiliza acolhimento psicológico pontual a colaboradores. São 12 atendimentos oportunizados gratuitamente ao trabalhador que solicita apoio psicológico, com sessões de 40 a 50 minutos, realizadas por chamada de vídeo ou telefone.
Ações de amparo como essa são fortalecidas no mundo corporativo pelo diálogo. O engenheiro de segurança do trabalho da MRV Luiz Henrique Souto destaca que o Setembro Amarelo contribui para impulsionar a exposição do tema saúde mental, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho saudável. “Com a construção civil, lidamos diariamente com atividades de risco. Trazer a saúde mental como uma das prioridades no dia a dia de trabalho é uma oportunidade de assegurar o bem-estar dos colaboradores e promover uma cultura de apoio e empatia com todos”.
Setembro Amarelo – Você sabe por quê?
Em setembro de 1994, nos Estados Unidos, o jovem de 17 anos Mike Emme cometeu suicídio. Ele tinha um Mustang 68 amarelo e, no dia de seu velório, seus pais e amigos decidiram distribuir cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para que pessoas que estivessem enfrentando problemas emocionais se sentissem encorajadas a pedir ajuda.
A ideia desencadeou um movimento de prevenção ao suicídio e teve na fita amarela um dos principais símbolos. Inspirado no caso Emme, o “Setembro Amarelo” foi adotado no Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
Sobre MRV – Com mais de quatro décadas de mercado e o propósito de construir sonhos que transformam o mundo, a MRV é uma das cinco empresas que compõem a plataforma de soluções habitacionais MRV&CO. É considerada a maior construtora e incorporadora da América Latina, tendo como foco empreendimentos residenciais econômicos, com preços acessíveis para um público que busca o sonho da casa própria. Acesse e conheça mais sobre a MRV: www.mrv.com.br.